Os anos 70 foram uma década mágica, produzindo um novo tipo de hacker, interessado em sistemas de telefonia. Esses hackers, conhecidos como phreakers, descobriram e exploraram as características operacionais da nova rede telefónica de comutação totalmente electrónica de que lhes permitiam fazer chamadas de longa distância gratuitamente. Na década de 1970, a fronteira cibernética estava aberta e hackear era explorar e descobrir como funcionava o mundo das telecomunicações.
O movimento phreaker é um importante exemplo precoce de subcultura anti-sistema que gera hackers influentes e visionários no reino do computador pessoal. Naquela época, o phreaking exercia um tremendo fascínio sobre os hackers. Tratava-se de desvendar um mistério e partilhar os resultados com os amigos. Não era tanto sobre a exploração nefasta dos telefones mas era mais sobre a compreensão da complexidade do sistema. A única coisa que faltava à cena hacking era um clube virtual onde todos os melhores hackers se pudessem encontrar e para superar isso, em 1978, dois rapazes de Chicago criaram o primeiro Bulletin Board System público.
Marcos históricos:
1970
Após monitorização de cerca de 33 milhões de chamadas em busca de phreakers, a AT&T consegue 200 condenações.
Universidades e indústria de defesa começam a ligar-se à ARPANET e a rede continua em expansão.
1971
A revista Esquire publica um artigo sobre phreaking que atrai a atenção de muitos jovens interessados em tecnologia e que fala de John Draper, do seu amigo Josef Engressia e das blue boxes. O autor, Ron Rosenbaum, expõe o mundo do phreaking na sua história chamada "Segredos da pequena caixa azul", retratando o Captain Crunch como um herói romântico.
Abbie Hoffman e Al Bell lançam a pioneira revista de phreaking The Youth International Party Line (YIPL). Mais tarde, o nome é alterado para Technological American Party ou Technological Assistance Program (TAP) e é um boletim que ensina as técnicas necessárias para a exploração não autorizada da rede de telefonia.
O Creeper é um programa auto-replicante experimental escrito por Bob Thomas, da BBN Technologies e é projectado não para danificar mas sim para demonstrar uma aplicação móvel. O Creeper infecta o sistema operativo TENEX utilizado nos computadores DEC PDP-10 da ARPANET. O programa é capaz de, independentemente, obter acesso através de um modem e copiar-se para computadores remotos através da rede. Os sistemas infectados exibem a mensagem: “I’M THE CREEPER: CATCH ME IF YOU CAN.” Embora seja amplamente reconhecido como sendo o primeiro vírus de computador, o conceito ainda não existia na época de sua criação.
Ray Tomlinson da BBN envia a primeira mensagem de e-mail entre utilizadores em diferentes máquinas ligadas à ARPANET, iniciando o uso do símbolo "@" para separar o nome do utilizador do nome da máquina.
1972
O artigo da Esquire deixa John Draper sob tal pressão que ele é preso sob a acusação de fraude telefónica e sentenciado a cinco anos de liberdade condicional.
O programa Reaper, criado anonimamente, é também um worm de computador, como o Creeper, mas seu objectivo é eliminar o último. Espalha-se para as máquinas ligadas à rede e, se localiza um vírus Creeper, apaga-o.
A Advanced Research Projects Agency (ARPA) é renomeada Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA).
1973
Robert M. Metcalfe começa a desenvolver a tecnologia Ethernet no âmbito da sua dissertação de doutoramento.
Vinton Cerf, de Stanford, o criador do existente protocolo NCP da ARPANET, junta-se a Robert Kahn para trabalhar em modelos de arquitectura aberta de interligação com o objectivo de projectar a próxima geração de protocolos para a ARPANET. Este novo protocolo deverá permitir que as diversas redes de computadores se interliguem e comuniquem entre elas.
Um caixa no New York's Dime Savings Bank usa um computador para roubar mais de 2 milhões de dólares.
A DARPA é renomeada novamente para ARPA (Advanced Research Projects Agency). No final do ano há 37 sites na ARPANET, incluindo uma ligação via satélite entre a Califórnia e o Havai. Também em 1973, a University College of London, em Inglaterra, e o Royal Radar Establishment, na Noruega, tornam-se as primeiras ligações intercontinentais da ARPANET. O backbone continua a funcionar a 50 kbps.
1974
Surge um vírus chamado Rabbit e não faz nada a não ser multiplicar-se e espalhar-se para outras máquinas. O nome Rabbit (Coelho) é um comentário sobre a velocidade com que o programa se multiplica. Ele entope o sistema com cópias de si mesmo até atingir um nível de baixo desempenho do sistema em que o computador bloqueia.
Estreia a Telenet, uma versão comercial da ARPANET. É a primeira rede comercial de comutação de pacotes e está disponível ao público em geral.
A expressão Internet é utilizada pela primeira vez por Vint Cerf e Bob Kahn num trabalho sobre o Transmission Control Protocol (TCP).
1975
John Walker cria o Pervading Animal, um jogo para o UNIVAC 1108. As regras do jogo são simples: o jogador pensa num ANIMAL e o programa faz várias perguntas na tentativa de identificá-lo enquanto o programa relacionado, PERVADE, cria uma cópia de si mesmo e do programa ANIMAL em cada directório ao qual o utilizador tem acesso. Quando os utilizadores com permissões sobrepostas descobrem o jogo, este espalha-se nos UNIVAC multi-utilizador, e infecta outros computadores quando as tapes são partilhadas. Como resultado disto, passado algum tempo, todos os directórios contêm cópias do Pervading Animal. Os programadores do UNIVAC tentam usar o modelo Creeper-Reaper para controlar a situação: uma nova versão do jogo procura versões mais antigas e apaga-as. No entanto, o problema só é totalmente resolvido quando uma nova versão do sistema operativo é lançada modificando o sistema de ficheiros e impedindo o jogo de se multiplicar. Embora não malicioso, os analistas ainda hoje debatem se "'Pervading Animal foi outro vírus ou o primeiro Trojan à solta.
John Brunner publica o romance "The Shockwave Rider", em que um programa “tapeworm” omnipotente se propaga livremente através de uma rede de computadores.
Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft
.
Dois membros do California's Homebrew Computer Club começam a fazer "blue boxes", dispositivos utilizados para invadir o sistema de telefonia. Oak Toebark (Steve Wozniak), o génio técnico, constrói as caixas, enquanto Berkeley Blue (Steve Jobs), o génio do marketing, as vende por 150 dólares cada. Eles dividem os lucros e, ao longo do tempo, descobrem que fazem uma grande equipa.
1976
Stephen Wozniak, Steve Jobs, e Ron Wayne forma Apple Computer.
O Departamento de Defesa começa a testar o protocolo TCP / IP e decide implementá-lo na ARPANET.
Depois de testarem e registarem a patente, Robert Metcalfe and David Boggs publicam um trabalho fundamental sobre as tecnologias Ethernet que abre um novo capítulo nas comunicações entre computadores.
1977
O UUCP (Unix-to-Unix CoPy) é desenvolvido nos laboratórios Bell da AT & T e distribuído com UNIX um ano depois.1978
O primeiro spam comercial intencional é enviado pela gerente de marketing da Digital Equipment Corporation (DEC), Gary Thuerk, em 1978. Em vez de enviar uma mensagem separada para cada pessoa, que é a prática corrente, ele pede a um assistente para escrever uma única mensagem de e-mail para 393 utilizadores da ARPANET na Costa Oeste, anunciando a disponibilidade de um novo modelo de computadores DEC. Embora o termo "spam" ainda não tinha sido inventado, a mensagem de Thuerk recebe a mesma resposta que o o spam moderno, ou seja, os utilizadores ficam indignados com a utilização imprópria de uma rede de informações para fins comerciais, mas o spam gera algumas vendas.
Randy Suess e Ward Christiansen, criam o primeiro sistema de bulletin-board: o CBBS (Computerized Bulletin Board System). É o nascimento de um novo meio de comunicação para o submundo electrónico.
1979
John Shoch e Jon Hupp na Xerox Palo Alto Research Center projectam um worm de computador, um programa curto, que procura na rede por processadores subutilizados. Embora construído para melhorar a eficiência do computador, é a génese do moderno worm destrutivo. O termo "worm" é retirado do livro "The Shockwave Rider", para descrever um programa que se propaga através de uma rede de computadores.
Capítulo Anterior – Capítulo Seguinte
Sem comentários:
Enviar um comentário