Organização do Anonymous
O Anonymous não é verdadeiramente uma organização, não no sentido tradicional da palavra. Eles são um grupo grande e descentralizado de indivíduos que partilham interesses comuns e, de certa forma, assombram a Internet. Não há membros oficiais, directrizes, dirigentes, representantes nem princípios unificadores. Pelo contrário, Anonymous é uma palavra que identifica milhões de pessoas, grupos e indivíduos dentro e fora da Internet que, sem revelar as suas identidades, exprimem opiniões diversas sobre vários temas.
Ser Anonymous é muito mais uma qualidade ou uma auto-definição ou invés de definir uma participação em algo. Cada projecto sob a bandeira Anonymous pode ter um conjunto diferente de instigadores. Liderança, quando existe, é informal e realizada em canais de chat, fóruns, mensagens instantâneas e chamadas públicas para acções online.
Origens do Anonymous
O nome Anonymous em si mesmo é inspirado no anonimato sob o qual os utilizadores postam imagens e comentários na Internet. O uso deste termo, no sentido de uma identidade compartilhada, começou em imageboards. Eles são ligeiramente afiliados com a 4chan e outras "chan" (como a 2chan, a 7chan e 711chan), devido ao facto desses sites permitirem postagem anónima, o que lhes permite planear ataques sem revelar qualquer informação de identificação pessoal. Uma marca de Anonymous é atribuída aos visitantes que deixam comentários, sem identificar o autor do conteúdo publicado.
Eles coordenam os ataques em fóruns como 4chan.org ICQ e salas de chat, entre outros locais. 4chan.org é um grande centro, mas não poderá ser considerada realmente a casa dos Anonymous. O Anonops.net estava mais próximo de ser o seu QG, mas foi desligado.
Alguns afirmam que o Anonymous é a primeira supraconsciência baseada na Internet. O Anonymous é um grupo, no sentido em que um bando de pássaros é um grupo. Como sabemos que eles são um grupo? Porque viajam na mesma direcção. Mas em cada momento, mais pássaros podem entrar, sair, ou retirar noutra direcção totalmente diferente.
No entanto o Anonymous não gosta que lhe chamem "grupo". E muito menos os seus membros gostam de ser classificados como "hackers". Eles são, para usar as palavras de inspiração de ficção científica de um dos seus manifestos, uma "Consciência Viva Online"
A Hierarquia do Anonymous
Eles têm sido descritos como um grupo anárquico de "hacktivistas", mas já foram revelados alguns detalhes que indicam que a organização está bem hierarquizada com uma liderança oculta de cerca de uma dúzia de hackers altamente qualificados coordenando os ataques na web.
Um dos membros do grupo afirmou que a entrada para os centros de "comando e controle" é apenas para convidados, acrescentando: "É para proteger as pessoas, mas se alguém já se mostrou fiável, é convidado - não é difícil de fazer, não é uma estrutura elitista, mas uma maneira de manter a imprensa e as polícias afastadas de quem emite os comandos".
"O nosso projecto não tem nenhuma estrutura de líderança, apenas funções diferentes. O grau de liderança e organização em vários projectos são muito diferentes", disse um membro de longa data. "É tudo muito caótico, mas comunicamos e cooperamos uns com os outros. Vejo-nos como diferentes células do mesmo organismo."
Os dirigentes do grupo usam o Internet Relay Chat (IRC), tecnologia que pode permitir que grupos de pessoas comuniquem na clandestinidade. Alguns nos escalões superiores alegadamente têm controle sobre várias "botnets", que incluem mais de 1.000 PCs com Windows que foram infectados com um vírus e podem ser controlados sem o conhecimento dos seus utilizadores para direccionar a negação de serviço distribuída (DDoS) contra as organizações-alvo.
Sem comentários:
Enviar um comentário