-->

Ciberguerra III - Mudança de táctica?

Um membro do grupo Anonymous, que dá pelo nome de Coldblood, disse ontem a uma jornalista da BBC que o grupo está a considerar alterar a sua táctica de actuação.
De acordo com a mesma fonte, os ataques programados ontem para atingir o site da Amazon foram cancelados e redireccionados para a firma de pagamentos online Paypal visto que o grupo considerou que não estavam reunidas as condições para lançar um ataque eficaz à grande infra-estrutura da Amazon.

Os analistas consideram agora que a eficácia dos anteriores ataques se deveu ao envolvimento de alguns criminosos com redes organizadas e não apenas aos contributos dos activistas isolados utilizando o LOIC.

Existem indícios seguros da utilização de uma botnet de cerca de 30.000 computadores, dimensão considerada média para uma rede deste tipo.

Por outro lado, já foi desenvolvida uma nova versão do LOIC, escrita em Javascript, para permitir a alguém apenas com um browser, ou mesmo um telemóvel, participar nos ataques.

Os defensores, por seu turno, examinam o código fonte do LOIC numa tentativa de entender exactamente como funcionam os ataques de modo a criar regras mais eficazes a ser aplicadas nas suas firewall.

Mas algumas mensagens lançadas recentemente no site 4chan, berço do grupo Anonymous, sugerem que poderá ser mais eficaz divulgar os conteúdos mais escaldantes do Wikileaks em vez de continuar a atacar as firmas que se lhe opõem.

O site http://www.4chan.org/ é por muitos classificado como um “fórum anárquico” onde é possível deixar mensagens sem qualquer registo prévio, logo de forma anónima, o que acabou por dar origem ao nome deste grupo que já tem algum historial de ataques a outras organização sempre alegando a defesa da liberdade de expressão.

Sem comentários: