-->

História das Ameaças Cibernéticas: A Era do Phreaking (1970s)


Os anos 70 foram uma década mágica, produzindo um novo tipo de hacker, interessado em sistemas de telefonia. Esses hackers, conhecidos como phreakers, descobriram e exploraram as características operacionais da nova rede telefónica de comutação totalmente electrónica de que lhes permitiam fazer chamadas de longa distância gratuitamente. Na década de 1970, a fronteira cibernética estava aberta e hackear era explorar e descobrir como funcionava o mundo das telecomunicações.

O movimento phreaker é um importante exemplo precoce de subcultura anti-sistema que gera hackers influentes e visionários no reino do computador pessoal. Naquela época, o phreaking exercia um tremendo fascínio sobre os hackers. Tratava-se de desvendar um mistério e partilhar os resultados com os amigos. Não era tanto sobre a exploração nefasta dos telefones mas era mais sobre a compreensão da complexidade do sistema. A única coisa que faltava à cena hacking era um clube virtual onde todos os melhores hackers se pudessem encontrar e para superar isso, em 1978, dois rapazes de Chicago criaram o primeiro Bulletin Board System público.  

Marcos históricos:

 

1970


Após monitorização de cerca de 33 milhões de chamadas em busca de phreakers, a AT&T consegue 200 condenações.

Universidades e indústria de defesa começam a ligar-se à ARPANET e a rede continua em expansão.
  
ARPANET Dezembro 1970  

1971


A revista Esquire publica um artigo sobre phreaking que atrai a atenção de muitos jovens interessados em tecnologia e que fala de John Draper, do seu amigo Josef Engressia e das blue boxes. O autor, Ron Rosenbaum, expõe o mundo do phreaking na sua história chamada "Segredos da pequena caixa azul", retratando o Captain Crunch como um herói romântico.

Abbie Hoffman e Al Bell lançam a pioneira revista de phreaking The Youth International Party Line (YIPL). Mais tarde, o nome é alterado para Technological American Party ou Technological Assistance Program (TAP) e é um boletim que ensina as técnicas necessárias para a exploração não autorizada da rede de telefonia.

O Creeper é um programa auto-replicante experimental escrito por Bob Thomas, da BBN Technologies e é projectado não para danificar mas sim para demonstrar uma aplicação móvel. O Creeper infecta o sistema operativo TENEX utilizado nos computadores DEC PDP-10 da ARPANET. O programa é capaz de, independentemente, obter acesso através de um modem e copiar-se para computadores remotos através da rede. Os sistemas infectados exibem a mensagem: “I’M THE CREEPER: CATCH ME IF YOU CAN.” Embora seja amplamente reconhecido como sendo o primeiro vírus de computador, o conceito ainda não existia na época de sua criação.

Ray Tomlinson da BBN envia a primeira mensagem de e-mail entre utilizadores em diferentes máquinas ligadas à ARPANET, iniciando o uso do símbolo "@" para separar o nome do utilizador do nome da máquina.
  ARPANET Setembro 1971  

1972


O artigo da Esquire deixa John Draper sob tal pressão que ele é preso sob a acusação de fraude telefónica e sentenciado a cinco anos de liberdade condicional.

O programa Reaper, criado anonimamente, é também um worm de computador, como o Creeper, mas seu objectivo é eliminar o último. Espalha-se para as máquinas ligadas à rede e, se localiza um vírus Creeper, apaga-o.

A Advanced Research Projects Agency (ARPA) é renomeada Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA).
    ARPANET Agosto 1972  

1973


Robert M. Metcalfe começa a desenvolver a tecnologia Ethernet no âmbito da sua dissertação de doutoramento.

Vinton Cerf, de Stanford, o criador do existente protocolo NCP da ARPANET, junta-se a Robert Kahn para trabalhar em modelos de arquitectura aberta de interligação com o objectivo de projectar a próxima geração de protocolos para a ARPANET. Este novo protocolo deverá permitir que as diversas redes de computadores se interliguem e comuniquem entre elas.

Um caixa no New York's Dime Savings Bank usa um computador para roubar mais de 2 milhões de dólares.

A DARPA é renomeada novamente para ARPA (Advanced Research Projects Agency).   No final do ano há 37 sites na ARPANET, incluindo uma ligação via satélite entre a Califórnia e o Havai. Também em 1973, a University College of London, em Inglaterra, e o Royal Radar Establishment, na Noruega, tornam-se as primeiras ligações intercontinentais da ARPANET. O backbone continua a funcionar a 50 kbps.
  ARPANET Setembro 1973  

1974


Surge um vírus chamado Rabbit e não faz nada a não ser multiplicar-se e espalhar-se para outras máquinas. O nome Rabbit (Coelho) é um comentário sobre a velocidade com que o programa se multiplica. Ele entope o sistema com cópias de si mesmo até atingir um nível de baixo desempenho do sistema em que o computador bloqueia.

Estreia a Telenet, uma versão comercial da ARPANET. É a primeira rede comercial de comutação de pacotes e está disponível ao público em geral.

A expressão Internet é utilizada pela primeira vez por Vint Cerf e Bob Kahn num trabalho sobre o Transmission Control Protocol (TCP).
   ARPANET Junho 1974  

1975


John Walker cria o Pervading Animal, um jogo para o UNIVAC 1108. As regras do jogo são simples: o jogador pensa num ANIMAL e o programa faz várias perguntas na tentativa de identificá-lo enquanto o programa relacionado, PERVADE, cria uma cópia de si mesmo e do programa ANIMAL em cada directório ao qual o utilizador tem acesso. Quando os utilizadores com permissões sobrepostas descobrem o jogo, este espalha-se nos UNIVAC multi-utilizador, e infecta outros computadores quando as tapes são partilhadas. Como resultado disto, passado algum tempo, todos os directórios contêm cópias do Pervading Animal. Os programadores do UNIVAC tentam usar o modelo Creeper-Reaper para controlar a situação: uma nova versão do jogo procura versões mais antigas e apaga-as. No entanto, o problema só é totalmente resolvido quando uma nova versão do sistema operativo é lançada modificando o sistema de ficheiros e impedindo o jogo de se multiplicar. Embora não malicioso, os analistas ainda hoje debatem se "'Pervading Animal foi outro vírus ou o primeiro Trojan à solta.

John Brunner publica o romance "The Shockwave Rider", em que um programa “tapeworm” omnipotente se propaga livremente através de uma rede de computadores.

The Shockwave Rider

Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft
.   Bill Gates and Paul Allen

Dois membros do California's Homebrew Computer Club começam a fazer "blue boxes", dispositivos utilizados para invadir o sistema de telefonia. Oak Toebark (Steve Wozniak), o génio técnico, constrói as caixas, enquanto Berkeley Blue (Steve Jobs), o génio do marketing, as vende por 150 dólares cada. Eles dividem os lucros e, ao longo do tempo, descobrem que fazem uma grande equipa.
    Steve Wozniak and Steve Jobs

  ARPANET Julho 1975  

1976


Stephen Wozniak, Steve Jobs, e Ron Wayne forma Apple Computer.
 
Apple Logo

O Departamento de Defesa começa a testar o protocolo TCP / IP e decide implementá-lo na ARPANET.  

Depois de testarem e registarem a patente, Robert Metcalfe and David Boggs publicam um trabalho fundamental sobre as tecnologias Ethernet que abre um novo capítulo nas comunicações entre computadores.
  

1977

O UUCP (Unix-to-Unix CoPy) é desenvolvido nos laboratórios Bell da AT & T e distribuído com UNIX um ano depois.
  ARPANET Dezembro 1977  

1978


O primeiro spam comercial intencional é enviado pela gerente de marketing da Digital Equipment Corporation (DEC), Gary Thuerk, em 1978. Em vez de enviar uma mensagem separada para cada pessoa, que é a prática corrente, ele pede a um assistente para escrever uma única mensagem de e-mail para 393 utilizadores da ARPANET na Costa Oeste, anunciando a disponibilidade de um novo modelo de computadores DEC. Embora o termo "spam" ainda não tinha sido inventado, a mensagem de Thuerk recebe a mesma resposta que o o spam moderno, ou seja, os utilizadores ficam indignados com a utilização imprópria de uma rede de informações para fins comerciais, mas o spam gera algumas vendas.

Randy Suess e Ward Christiansen, criam o primeiro sistema de bulletin-board: o CBBS (Computerized Bulletin Board System). É o nascimento de um novo meio de comunicação para o submundo electrónico.
  ARPANET Dezembro 1978  

1979


John Shoch e Jon Hupp na Xerox Palo Alto Research Center projectam um worm de computador, um programa curto, que procura na rede por processadores subutilizados. Embora construído para melhorar a eficiência do computador, é a génese do moderno worm destrutivo. O termo "worm" é retirado do livro "The Shockwave Rider", para descrever um programa que se propaga através de uma rede de computadores.
 ARPANET Dezembro 1979  
Capítulo AnteriorCapítulo Seguinte

Sem comentários: