-->

O Projecto Tor vira-se para a Amazon

O Projecto Tor oferece um canal para pessoas que desejam encaminhar as suas comunicações online de forma anónima e este canal tem sido utilizado por activistas para evitar a censura, bem como por aqueles que procuram o anonimato por razões mais nefastas. Agora, as pessoas envolvidas neste projecto para manter uma camada de segredo da internet, voltaram-se para a Amazon para adicionar largura de banda ao serviço. De acordo com alguns especialistas, a utilização do serviço de cloud da Amazon vai tornar a monitorização mais difícil para os governos.

O serviço de cloud da Amazon (chamado EC2- Elastic Compute Cloud) oferece uma capacidade de computação virtual. Os responsáveis pelo Tor estão a convidar as pessoas a inscreverem-se no serviço a fim de criar uma ponte - um ponto vital da rede secreta de comunicação através do qual são encaminhados. De acordo com os mesmos responsáveis pelo Tor, através da criação de uma ponte, os utilizadores doam largura de banda para a rede Tor e ajudam assim a melhorar a segurança e a velocidade com que todos os seus utilizadores podem aceder à internet.


Alguns acreditam que os serviços em nuvem podem ter um grande impacto sobre o Tor através da criação de mais e melhores lugares se esconder. Com serviços de nuvem será mais fácil para criar um número significativo de pontes. A Amazon hospeda milhões de aplicações e será difícil para os governos distinguir entre o acesso normal à nuvem da Amazon e o acesso ao Tor.

Onion Router
O Onion Router recebe este nome porque tem várias camadas sem um centro definido

O que é o Tor?


Tor é uma abreviação para The Onion Router, assim chamado devido à natureza multi-camadas da forma como é executado sendo também conhecido como Darknet. Tem estado em desenvolvimento desde 2002 e trabalha separando a forma como as comunicações são encaminhadas através da Internet, da pessoa que as envia, criando assim uma camada de anonimato.

Os dados são enviados através de uma complexa rede de repetidores ou pontes mantida por voluntários em todo o mundo. Quando alguém recebe os dados encaminhados via Tor estes parecem vir da última pessoa na cadeia de repetidores e não do remetente original. Todos os endereços de Internet são cifrados para adicionar anonimato.

O Projecto Tor tem sido elogiado por oferecer às pessoas que vivem em regimes repressivos uma oportunidade de comunicar livremente com os outros, sem medo de punição. Activistas usaram-no no Irão e Egipto, mas também é usado para distribuir conteúdo de com direitos de autor e estudos sugerem que a maioria da largura banda é mesmo usada por conteúdo pirata.
O acesso ao Tor não se limita às comunicações de linha fixa, os utilizadores do sistema Android podem aceder através de uma aplicação chamada Orbot e no, início desta semana, a Apple aprovou o Covert Browser para iPad a ser vendido na App Store, a primeira aplicação oficial iOS que permite aos utilizadores encaminharem comunicações online através do Tor.

Traduzido e adaptado de BBC News

Sem comentários: